O que é um BLOG ?

24/03/2012 at 13:30 Deixe um comentário

O que é um BLOG ?

Por incrível que pareça, muitos ainda não sabem o que é um BLOG.
Não é de se admirar porque, com o programa de inclusão digital implementada pelo governo, o número de pessoas que passam a ter acesso à internet ultrapassa a 44.000 pessoas.

Abordar esse tema é , para muitos internautas, muito simplório. A verdade é que não devemos supor que todos já possuem conhecimentos suficientes para desenvolver um BLOG.

Partindo do princípio que esse BLOG (consultoria e negócios) foi concebido para levar informação à todos aqueles que estão entrando no mundo on line, nada mais apropriado que transmitir informações básicas, facilitando a sua jornada, seja na criação de um blog ou até mesmo um site. Vamos fazer um analogia: por exemplo, um jornal – diariamente, as matérias jornalísticas são atualizadas, incrementadas e muitas novidades são expostas para seus leitores. Se assim não fosse, o leitor não iria adquirir um jornal com as mesmas notícias veiculadas na edição anterior. Com o blog acontece o mesmo. Não precisa ser diariamente mas, deve haver uma constância de atualizações, seja uma vez por semana, duas ou três vezes. Sendo assim, seu leitor irá visitar seu blog de tempos em tempos na busca de informações. Sem atualizações, seu blog perderá leitores, posicionamentos, sua motivação irá diminuir, enfim, será mais um entre muitos esquecidos.

Então podemos definir BLOG como um diário para você expor suas idéias. Seja seu hobby preferido, seja para expor alguma tese, seja para desenvolver temas que você tenha plenos conhecimentos e que deseja compartilhar com todos aqueles que se interessam pelo mesmo assunto. Se é um diário, deve haver uma atualização constante, diferente de site que não há essa necessidade.

Neste ponto, muitos se perdem pois, não sabem definir exatamente o objetivo do seu BLOG. Muitos querem criar um BLOG para ganhar dinheiro; ora, isso é importante levar em consideração mas, é bom considerar isso como uma conseqüência natural.

Definir o que você irá tratar (nicho de mercado) no seu BLOG é o primeiro passo para o seu sucesso. Considere o conhecimento que você possue, suas habilidades e suas competências. Isso tornará mais fácil sua jornada. Fazendo o que gosta, sentirá prazer e terá muita facilidade em desenvolver matérias diariamente para seus visistantes. Desta forma, com atualizações diárias e com material de bom conteúdo, seu blog melhorará de posicionamento nos motores de buscas, trazendo mais visitantes e aumentando o interesse de empresários em seu blog para divulgar sua marca, onde você poderá, neste momento, passar a rentabilizar o seu negócio.

Isto não quer dizer que você vai precisar esperar um grande fluxo de visitantes para depois monetizar. Você pode criar seu blog e colocar alguns anúncios, referentes ao seu nicho, e com isso, ganhar alguns trocados (PPC). Mas é bom lembrar que, você deve dosar bem a quantidade de anúncios no seu blog, visando dar uma aparência limpa e bem organizada, facilitando não só a leitura e a navegabilidade de seu blog, como também, não desviar a atenção de seus visitantes durante a leitura. Isso irá influenciar também no seu posicionamento, ou seja, se colocar muitos anúncios no seu blog, você poderá ser prejudicado na avaliação feita pelos motores de buscas.

No próximo post, vamos tratar sobre a definição de nicho de mercado e como escolher um nicho para você poder atuar e desenvolver seu blog/site.

Espero que tenha gostado.

Muito obrigado pela visita e até a próxima.

Anúncios

Entry filed under: Iniciante. Tags: .

Agências de publicidades 5 maneiras de gerar tráfego para o seu Site/Blog a um baixo custo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d blogueiros gostam disto: