Análise da concorrência

14/07/2012 at 15:54 4 comentários

Ao definir o nicho de mercado, há necessidade de analisar a concorrência.

Quando escrevi para analisar a concorrência, não foi para te desanimar…pense pelo lado positivo. Com tantos concorrente, quem realmente está ganhando dinheiro com isso? Procure analisar os pontos fortes e fracos de seus futuros concorrentes para evitar cair em armadilhas que muitos já caíram e continuam caindo!!!

Pontos fortes

O objetivo de se analisar os pontos fortes da concorrência é que seu site/blog deve ter esses pontos (igual ou superior). Vamos supor que um site concorrente tenha uma boa distribuição de cores (cores das letras , do fundo, das publicidades, etc), uma boa distribuição de seus espaços para a publicidade, etc. Ponha-se no lugar de um visitante e analise tudo. É fácil de navegar? Demora para carregar? As janelas pop up atrapalham sua leitura? Enfim, anote todos os pontos para que você possa melhorar ao desenvolver o seu site.

Pontos fracos

Praticamente já adiantei no item anterior. É tudo que está no site do concorrente que atrapalha a navegação, a visualização, o carregamento, etc.

Com as devidas anotações, comece a desenhar seu site:

Cabeçalho – existem muitos cabeçalhos gratuitos. Escolha um que tem a ver com o seu nicho de mercado. 99% dos empreendedores da internet começaram com um cabeçalho gratuito. Com o tempo, você poderá contratar uma empresa para fazer do seu jeito, a não ser que você disponha de recursos para investir de imediato.

Domínio – é aconselhável que, ao criar/registrar um domínio, você deve colocar uma palavra chave referente ao seu nicho – isso o ajudará a posicionar seu site nas primeiras páginas dos motores de buscas. Dependendo do nicho que você pretende explorar, dificilmente você encontrará alguma palavra chave disponível. Mas isso não é nenhum impedimento para você continuar a persistir em seus objetivos. Crie um nome curto…com o tempo, esse nome poderá ser sinônimo desse nicho, tudo dependerá de seu trabalho.

Logomarca – A logomarca serve para marcar presença no mercado (tanto online quanto offline). existem diversas empresas que prestam esse serviço, mas, se você quiser criar uma logomarca gratuita, segue abaixo algumas:

Cores – quando se trata de cores, temos que tomar o cuidado para não escolher cores que dificultam a visualização do seu site como um todo. Seu site pode ter 4, 5, 6 cores, desde que estejam bem distribuídas e que criam uma certa harmonia. Trabalhe com cores que não cansem a vista do leitor.

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O que é um nicho de mercado? Como Ganhar Dinheiro Com A Publicel

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